A mentira que Karnal lançou para tentar inocentar o PT deixaria até Goebbels ruborizado

A mentira que Karnal lançou para tentar inocentar o PT deixaria até Goebbels ruborizado

Eu estava devendo este post há tempos, mas, enfim, é o momento. Como desmascarador de fraudes intelectuais, escrevê-lo é agradável e divertido. Digamos que refutar embusteiros é praticamente um esporte.

Eis minha promessa: demonstrar que a principal fraude intelectual criada por Leandro Karnal para tentar inocentar o PT de seu projeto totalitário de poder baseado na corrupção também seria capaz de inocentar Hitler pelo Holocausto e o Maníaco do Parque por seus assassinatos e estupros. (Na verdade, seria uma “inocentação” psicológica sobre incautos, pois tudo é apenas um truque hipnótico)

Hora de desconstruirmos a fraude.

Antes, veja a implementação do truque de Leandro Karnal no vídeo abaixo:

Agora é só decodificar o esquema, que possui cinco passos bem claros e que podem ser reproduzidos a todo momento para inocentar qualquer grande barbárie da humanidade. Isso, é claro, até um desmascarador de fraudes te interromper.

Veja o passo-a-passo:

  1. Identificar o alvo da atrocidade ética (a ser inocentado)
  2. Aplicar o espantalho e fingir que o item anterior se relaciona a falhas morais banais e comuns
  3. Diluir a responsabilidade, com exemplos dessas falhas morais banais e comuns
  4. Dizer que os praticantes dessas falhas morais banais e comuns são responsáveis pelas atrocidades daquele praticante das monstruosidades (e que está sendo inocentado com o truque)
  5. Fazer o público ouvinte se sentir culpado pelas maiores atrocidades do mundo

Agora vamos aplicar o padrão de Karnal para quem quiser inocentar o PT de seu projeto totalitário de poder, bem como inocentar Hitler do genocídio e também o Maníaco do Parque de todos os seus estupros e assassinatos. Observe que o truque, como já disse, só vai funcionar para quem não percebeu a estrutura do ardil. O objetivo deste texto não é que você propague o truque, mas que o refute, sendo capaz de explicar a armação.

No primeiro passo, o argumentador psicopata vai identificar o alvo da crítica oponente. Como já mencionei anteriormente, pode ser o imperdoável projeto totalitário de poder do PT (no qual a corrupção foi apenas um meio), o genocídio de Hitler e os estupros e assassinatos cometidos pelo Maníaco do Parque.

No segundo passo, existe uma parte essencial do truque, com a aplicação do espantalho. Em suma, o objeto da crítica (a imoralidade gravíssima) é escondido para ser comparado a algo que possui apenas alguma relação com este objeto. Veja como o modelo se aplica:

  • O projeto totalitário de poder é escondido, para ser tratado apenas como “casos de corrupção”
  • O genocídio de Hitler igualmente é escondido, para ser tratado apenas como “agressões entre pessoas”
  • Os assassinatos e estupros do Maníaco do Parque são escondidos, para serem tratados como “atos de falta de respeito entre pessoas do sexo oposto

Após este passo, começa o item três do truque: encontrar responsáveis – em grande quantidade – pelas práticas imorais de menor grau, para fingir que eles são exemplos das práticas imorais de altíssimo quilate. Quer dizer: nós não encontramos facilmente pessoas que empreendem projetos totalitários de poder com base na corrupção, mas encontramos aqueles que pagaram propina para o fiscal da banquinha de jornal. Igualmente não encontramos praticantes de genocídio, mas encontramos muitos que já deram pontapé em jogo de futebol ou xingaram alguém no trânsito. Pelo mesmo padrão, não encontramos muitas pessoas que praticam assassinatos ou estupros em série, mas encontramos mais facilmente aqueles que fizeram uma piada grosseira para o(a) parceiro(a).

No passo quatro, portanto, é preciso responsabilizar os praticantes das falhas morais menores pelos atos (raros, felizmente) dos praticantes das grandes atrocidades morais da humanidade. Observe os verbal assault patterns:

  • “A corrupção não começa com o PT. Começa com aquele que passa com o carro pelo acostamento.”
  • “A agressão entre pessoas não começa com Hitler. Começa com aquele que xinga alguém no trânsito.”
  • “A grosseria entre pessoa do sexo oposto não começa com o Maníaco do Parque. Começa com aquela esposa que faz piada sobre o costume do marido tomar cerveja”.

O toque final vem com o passo cinco: fazer com que sua audiência se sinta “culpada” por – caso tenha praticado um dos atos menores – pelas maiores atrocidades da humanidade. Note que o truque funciona quando o público, hipnotizado, não percebe a transição feita no passo 1, onde o projeto totalitário de poder é tratado como “corrupções do cotidiano”, ou o genocídio é tratado por “agressões entre pessoas” e os assassinatos/estupros em série por “grosserias entre pessoas do sexo oposto. É este truque – envolvendo estratagemas erísticos bem arquitetados – que permite que alguém saia da sessão de doutrinação achando que “a corrupção do PT começou com o sujeito que passou com o carro no acostamento”.

A partir do momento em que alguém foi seduzido pelo truque de Karnal, não há mais capacidade de estabelecer um debate racional com esta pessoa, a não ser que ela seja desperta do embuste. Em muitos casos, ela não fará isso, pois parte de seu público também é composta de pessoas desonestas da extrema-esquerda. Mas Karnal tem conseguido empreender seus truques até mesmo em pessoas que não pertencem à extrema-esquerda. Nesse caso, as pessoas se encontram em colapso cognitivo. Algumas até dizem que “estão praticando pensamento crítico”, embora, como vimos nesta desconstrução (com decodificação), o truque só é digno de enganar incautos.

Seja lá como for, agora você possui instrumentos para não cair em um dos principais estratagemas de Leandro Karnal, que demonstra uma monstruosidade moral capaz de apavorar até alguns psicopatas e um nível de prática sofística que deixaria Epicuro, Marx e Goebbels humilhados.

Curta-nos e siga-nos no Facebook para receber todas nossas atualizações!

Para adquirir o livro “Liberdade ou Morte”, você pode consultar o site da Livraria Cultura ou da Saraiva.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 42
  • comment-avatar
    ANTONIO AUGUSTO 6 meses

    Muito boa essa interpretação dos males causados pelo PT, digna de divulgação. Os partidários da extrema esquerda querem justificar a desgraceira que o PT fez no Brasil com o chavão: “todos os políticos são corruptos; se prenderem o Lula devem prender fulano”.
    O PT, o Lula, a Dilma, seus ministros, o BNDES com a presidência de Luciano Coutinho detonaram, f….. uma geração inteira, sobretudo a juventude brasileira de 16 a 29 anos.
    os governos Lula e Dilma financiaram obras nos países de extrema-esquerda, com dinheiro dos impostos pagos pelos(as) brasileiros(as), e que saíam do Tesouro Nacional para o BNDES.
    Chegando ao BNDES o presidente do Banco Sr. Luciano Coutinho transferia o nosso patrimônio, para financiar as obras em Cuba, Angola, Venezuela, Argentina, Bolívia, Moçambique, Uganda, Panamá, Equador, etc por ordem superior, dentro do Projeto de Perpetuação no Poder do PT. Paralelo a este projeto de poder havia o fortalecimento dos regimes de esquerda nas Américas do Sul e Central e no Caribe.
    Estas obras, embora feitas por empreiteiras brasileiras, com o dinheiro dos brasileiros, utilizavam mão de obra de nacionais daqueles países, e AQUI NO BRASIL FALTAVA E CONTINUA FALTANDO EMPREGO. Como se chama isto? TRAIÇÃO AO POVO BRASILEIRO.
    Muito mais grave do que o Sr. Karnal e outros professores universitários da esquerda querem admitir.

  • comment-avatar
    marcelo 6 meses

    Infelizmente até a “direita” cai nesse truque. Direita burra. Um exemplo: o maro filósofo em seu canal ja repetiu as mesmas bobagens do karnal sobre a “culpa” de quem atravessa fora da faixa, etc. Infelizmente a direita brasileira é burra e cai no relativismo.

    • comment-avatar
      miguel 6 meses

      Que direita , o Brasil não têm direita , tem um bando de ladrões dispostos a tomar tudo do povo com o destino para o bolso deles . Se o brasil tivesse direita , o LULADRÃO , não teria ficado nem dois anos no poder , deixaram eles por 13 , quem tirou o PT FOI O POVO , e , infelizmente passou a outro bando de ladrões !!!

  • comment-avatar

    Acredito que Karnal na questão que ele fala “do jeitinho” que nos damos e também a corrupção não nasce no meio político – sempre existiu-. A corrupção realmente nasce na sociedade quando você não pode desfrutar do seu próprio trabalho e ainda tem que pedir permissão para poder produzir a sociedade está condenada.

    Pode dar uma pesquisada, eu li em um site onde “traficantes” ou “contrabandistas” estavam levando frutas da Polônia para a Rússia e Bielo Russia construiram uma estrada entre a esses países -porque estava abandonada por ambos os países e depois foi “estatizada” pelo governo bielo russo.

    • comment-avatar
      ANTONIO AUGUSTO 6 meses

      Cada um que comete crime deve ser punido, Esta de onde nasce não importa. Os crimes que nascem na sociedade deve punir o cidadão que praticou, e de acordo com a Lei.
      Os atos ou corrupção que caracterizam crimes cometidos pelos governos do PT e por seus ministros, e pelo BNDES e seus diretores devem levar à punição das pessoas que os praticaram, pois há legislação que tipificam como tal. Não venham justificar um crimes, um erro com outro.

  • comment-avatar
    anônimos 6 meses

    Só compra Karnal quem é tolo.

  • comment-avatar
    Isolda 6 meses

    lavou a minha alma. Não conseguiria externar o mesmo raciocínio lógico como você o fez. Parabéns. Me senti aliviada por saber que eu não estava na contra-mão os enganados por este embusteiro

  • comment-avatar

    Mea culpa! Eu sou mesmo uma besta conservadora direitista, afinal, eu não consegui captar a mensagem subliminar do carequinha misantropo. Preciso trocar as antenas VHF do meu receptor cerebral por uma banda larga turbinada. 🙂

  • comment-avatar
    Caio Willer 6 meses

    A sociedade é corrupta sim, o governo é corrupto sim! E, toda essa opinião na mídia social, é qualquer coisa, menos uma tentativa heróica de abrir os olhos da população. Eu diria que se trata de uma campanha antecipada. Abs

  • comment-avatar

    temos que ficar atentos e combater os amigos lula lalau

  • comment-avatar
  • comment-avatar
    Fe 6 meses

    Esse não é o primeiro ataque ao tal Karnal. Antes de mais nada sou totalmente contra a esquerda, que fique claro. Assisti ao vídeo e ele não fala nada mais do que já é muito claro, todos nós somos corruptos. O nosso jeitinho é corrupto. Furar fila é corrupção, levar vantagem é corrupção. Agora, claro que existem níveis de corrupção e o que o PT pratica é crime edeondo. Mas as pequenas corrupções são o início das grandes corrupções, sobretudo quando os corruptores acham que nunca serão pegos.
    Agora, ouvir alguém dizer que “tal pessoa fez errado, então eu também posso fazer errado!”, e achar que isso justifica, não pode funcionar em uma sociedade que quer evoluir, nem de políticos e nem de nossos filhos.

    • comment-avatar

      Fe,

      Este é o passo 1 do truque: fingir que a discussão é sobre “a corrupção”.

    • comment-avatar
      Daniela Barredo 6 meses

      Distorceram as palavras do Karnal. Ele não disse nada que alguém aqui já não soubesse: a corrupção é historica e começa dentro de casa, nas pequenas coisas. Não se referiu ao PT especificamente, mas ao governo como um todo. Fico admirada com o poder de distorção que uma mera interpretação do óbvio pode causar, tão somente para desconstruir a imagem de alguém que sabe o que está dizendo. Isso se chama “guerra de vaidades”!

      • comment-avatar

        Daniela,

        Uma dica. Quando for proteger um TRUQUE DESMASCARADO evite REPETIR O TRUQUE.

        O truque está aqui: “a corrupção é historica e começa dentro de casa, nas pequenas coisas”.

        Mas a discussão era sobre PROJETO TOTALITÁRIO DE PODER COM BASE EM CORRUPÇÃO e não “as corrupções”.

        Em suma, o truque não funciona.

        Abs,

        LH

  • comment-avatar
    Cid 6 meses

    Este texto não ajuda muito e altera a motivação original.

    Karnal não afirmou “A corrupção não começa com o PT. Começa com aquele que passa com o carro pelo acostamento”.

    Karnal, sim, afirmou: “A corrupção é histórica, é estrutural, e ela não é do governo. Ela pertence a uma interpretação ética bastante difundida na sociedade que envolve desde andar no acostamento”.

    Ele não excluiu o PT da corrupção. Ele incluiu outras expressões de corrupção, como andar no acostamento, na crítica de atos corruptores. Eu sou contra o PT e entendo o que o Karnal quer dizer: o exemplo da corrupção vem de vima (governo), mas ele só se mantém vivo se a base (sociedade) for conivente com ele.

    • comment-avatar

      Leitores de Karnal piram e não mudam o fato.

      Você está REPETINDO o passo 1 do truque, quando o Karnal fingiu que a discussão não era sobre o projeto totalitário do PT (com base na corrupção) mas sim “casos de corrupção”.

      Repetir o truque somente reforça o meu texto.

  • comment-avatar
    Patrick 6 meses

    Nao concordo com o que o estcritor disse sobre a resposta de Karnal. Nao acho que Karnal estava inocentando os crimes do PT.
    O que eu escutei foi o Karnal reconhecer que a corrupcao faz parte da sociedade Brasileira e nao so do governo atual. Ele reconhece tambem que hoje existe maior capacidade de investigacao, e que o cidadao esta mais sencivel contra estes atos, e com maior vontade de melhorar a situacao atual.
    Porem ele tambem diz que e importante reconhecer que para mudar este Sistema atual, e imperativo que a mudanca comece com a etica do proprio individuo dentro desta sociedade. Chegou a hora de acabar com o “jeitinho” Brasileiro, que dava ate um certo orgulho antigamente, mas que hoje ja passou do limite.

    • comment-avatar

      Este é o passo 1 do truque. No meio de uma discussão sobre o projeto totalitário do PT (baseado em corrupção) mudar o tom da discussão para “a corrupção”.

  • comment-avatar
    Ruy Bass 6 meses

    Simplismos, retórica e repetições. Eis a fórmula para convencer o que não se pode provar. Triste ver isso no Brasil.

  • comment-avatar
    Antônio Augusto de Mesquita Júnior 6 meses

    Gente vocês estão comentando mesmo o vídeo acima?

  • comment-avatar
    OTMAR MARX 6 meses

    REALMENTE, JUSTIFICAR OS ERROS COMETIDOS PELO PT PORQUE ELES SÃO FRUTO DE UM MEIO CORROMPIDO QUE VEM DA PRÓPRIA SOCIEDADE EM MAIOR GRAU OU MENOR É UM ABSURDO, FUI ENSINADO NA INFÂNCIA DO QUE É CERTO E O QUE É ERRADO , INTERESSANTE QUE A CLASSE POLÍTICA DESTE PAÍS SE ESQUECE DESTES PRINCÍPIOS BÁSICOS, JUSTIFICAR TUDO ISSO PORQUE UNS USAM O ACOSTAMENTO OU PARAM EM FILA DUPLA E DAÍ ISSO SER REPLICADO NESTAS ATROCIDADES QUE VEMOS E VIVEMOS É LOUCURA, ENTÃO SE CHEGO AO PODER, ESTE MEU LADO INFRATOR SE AGIGANTA E OS FREIOS MORAIS DEIXAM DE FUNCIONAR, É UMA QUESTÃO DE ESCALA, SEU ANDO NO ACOSTAMENTO POSSO CAUSAR UM ACIDENTE, SER MULTADO E É ISSO, SE PARO EM FILA DUPLA, POSSO SER XINGADO, MULTADO, ATRAPALHO O FLUXO DO TRANSITO, MÁS O QUE ESTA GENTE FEZ E CONTINUA FAZENDO É DIFERENTE, MATAM PESSOAS NA FILA DE HOSPITAIS, INFLUÊNCIAM COM SUA DOUTRINA RETRÓGRADA, SEPARAM A SOCIEDADE ENTRE NÓS E ELES, É O DESCONSTRUCIONISMO DE UMA SOCIEDADE PARA NA SEPARAÇÃO TRIUMFAR, ACABAM COM A ESPERANÇA DAS PESSOAS , INFUNDEM INSEGURANÇA, ÉRA UM GOLPE QUE ESTAVA EM ANDAMENTO, GOLPE NA DEMOCRACIA E NOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS DE UMA POPULAÇÃO, O SONHO DELES SERIA UMA DITADURA COMO OCORRE EM ALGUNS PAISES AOS QUAIS ADMIRAM E SÃO ALINHADOS, O PT, PCDO B, PSOL, É UMA DESGRAÇA EM TODOS OS SENTIDOS E AINDA TEM GENTE E ALGUNS FORMADORES DE OPINIÃO QUE AINDA COMUNGAM COM ESTA GENTE.

  • comment-avatar
    Carla 6 meses

    Karnal usa a máxima esquerdista de culpar a vítima pra inocentar o criminoso. Para refuta-lo, basta questionar o papel da autoridade. Autoridades são/devem ser exemplo. Isso desde sempre! Quem fez o papel de educador na tua casa? Seus pais/responsáveis (autoridade). Portanto, espera-se da autoridade que ela ensine, siga e faça cumprir as regras/normas/leis.

  • comment-avatar
    Flavio Rodrigues 6 meses

    Um bom exemplo de truque usado pela extrema esquerda, especialmente pelas feminazis, é falar em cultura do estupro, coletivizando a culpa de crimes praticados por indivíduos ao mesmo tempo que abranda a responsabilidade destes pelos atos criminosos praticados.
    O coletivismo está na base ideologia esquerdista e por é tão usado por pessoas como Karnal.

  • comment-avatar

    Mais uma postagem com o padrão Cheirando Moura de falta de qualidade.

  • comment-avatar

    Olá! Apreciei por demais seu Artigo!! Esclarecendo tim tim por tim tim!!! Obrigada!! Sucessos!! Paz e bem!!

  • comment-avatar
    Fernando 6 meses

    Quando é que alguém vai ler a carta de Pero Vaz de Caminha, e ver que ele não pediu emprego coisa nenhuma para ninguém. Ele pediu perdão ao genro dele que foi condenado por assaltar uma igreja. Um “intelequitual” citar de forma errônea um dos documentos mais básicos da nossa história mostra o quão raso é a sua erudição.

  • comment-avatar
    Rinoceronte 6 meses

    Essa tática está sendo usada a exaustão na internet pela petralhada: que moral vc tem para criticar o PT, nunca usou um software pirata!
    A minha resposta:
    Ok, mas minha sobrinha de 3 meses nunca usou um software pirata ou pagou propina para um fiscal, logo ela possui a integridade moral para exigir justiça, como ela não pode se expressar verbalmente, seus pais e o MP como guardiões direto dos direitos dela, devem exigir punição rigorosa perante a justiça, ou chorar e sujar fraudas se tornou um crime tão grave quanto roubar?
    Até hoje nenhum idiota encontrou uma resposta sem entrar em contradição.

  • comment-avatar
    Leonardo Saldanha 6 meses

    Infelizmente no meio pedagógico este embusteiro é tido como um deus!

  • comment-avatar
    Willian 6 meses

    Que moral tem o PT? PMDB? PSDB? P.. Façam o favor gente, não há pseudos esquerdas e direitas que já estiveram no poder e não negociaram seuw cargos, comissó estou ou propinas, graças a maior autonomia do ministério público e polícia Federal estamos vendo alguns políticos e empresários passarem um tempo no xilindro e devolvendo um pouco do que já nos roubaram. ..O que o Karnal afirma é a questão filosófica da corrupção enraizada na essência humana e na própria história da humanidade…Agora quem quiser continuar a defender um partido ou outro fique a vontade, não advogo a fagora de nenhum deles

    • comment-avatar

      William,

      Você não tenta salvar um truque REAPLICANDO-O. O que você tentou é o PASSO 1, que já está desmascarado. O assunto não é “a corrupção”, mas o projeto totalitário de poder com base na corrupção. A cada vez que você fingir que o assunto é só “a corrupção” estará aplicando o truque desmascarado. Aqui não funciona mais.

      Abs,

      LH

  • comment-avatar
    CIRO Homes 6 meses

    Não gosto de deixar comentários, mas dessa vez não pude evitar.
    O comentário ou tese em questão não inocenta ninguém da corrupção que está ocorrendo no Brasil, pelo contrário, ele tenta colocar uma resolução para o problema da corrupção no Brasil. Não é trocando um corrupto esquerdista por um corrupto de direita. É muita inocência achar que os políticos de direita não são corruptos. O que ele quer falar no comentário é que se você tem pessoas que cometem pequenos atos de corrupção se estes se tornarem politicos e chegarem ao poder cometeram os mesmos grandes atos de corrupção… apenas isso é o que ele coloca em discussão. Não que àqueles que cometeram atos de corrupção são inocentes.

    • comment-avatar

      Ciro,

      Este é o truque. Fingir que o assunto é “corrupção” quando falamos de um projeto totalitário de poder.

      Abs,

      LH

  • comment-avatar

    Pra que deixar comentários! ? Ou concordo e massageio o ego do nobre desmascarador do referido Karnal… ou coloco um outro ponto de vista que será replicado pela mesma resposta pronta… “este é um truque” … “eu sou esperto… você não “… , estilo receita de bolo… ora, ora…
    Ops!!! Acabei deixando comentário… eita como ando abestada…

  • comment-avatar

    […] A mentira que Karnal lançou para tentar inocentar o PT deixaria até Goebbels ruborizado […]

  • comment-avatar

    […] A mentira que Karnal lançou para tentar inocentar o PT deixaria até Goebbels ruborizado […]

  • comment-avatar

    Caramba! Como é difícil fazer as pessoas entenderem que o autor do post só está explicando que o assunto NÃO é sobre corrupção e sim nivelar ‘as corrupções’ em detrimento do que PT&aliados fizeram, SE UTILIZANDO DA CORRUPÇÃO QUE TODO MUNDO TEM EM SI. Eles criaram um poder pararelo. Eles não só roubaram! Eles institucionalizaram o roubo, montaram esquemas engenhosos, convenceram quase todos de que faziam o melhor pelos pobres. Criaram uma rede mundial para desviar e repartir dinheiro entre eles. Convenceram tanto, que tem quem os defendam até hoje. Leandro Karnal é um esnobe que fala o que quer, sem interesse em acrescentar espírito crítico em nenhum daqueles pseudointelectuais que ficam com a boca aberta absorvendo os perdigotos que ele lança sobre eles.

  • comment-avatar
    Lidia Maria Leal Santana 5 meses

    Essa é uma tecnologia para controlar a conduta da conduta de outros, pois cidadãos não nascem, são constituídos pelo discurso dominante com seu próprio consentimento e é tão antiga quanto a política!! Agora, colocar Marx e Epicuro junto a Gobels é pura ignorância!!

    • comment-avatar

      Lidia, a tese em questão não valida o discurso de que menores atos geram versões absurdas dos mesmos. Por exemplo, nós sabemos que o beliscão não gera o genocídio. É preciso de muito mais para existir o genocídio. Karnal mentiu. Marx e Epicuro eram embusteiros e hoje todos já sabem disso. Não há mais como negar.

  • comment-avatar
    Sandro Carvalho 5 meses

    O pt já tinha feito isto quando transformou o Mensalão em simples “Caixa 2”.

  • comment-avatar
    ZEM 4 meses

    Muito bom, Luciano! Mas, por favor! Tire este banner, POP-UP insistente, ou seja lá o que for, da sua página (pois, ele sobrepõe-se no celular ou Smartphone todo o conteúdo e, fica impossível fechá-lo, mesmo curtindo, se isso fosse possível, não sai dali!)
    Preciso chegar em casa ou no trabalho para poder lê-lo na página, que aí não interfere, pelo tamanho e independente deste POP-UP chato… Sinceramente, acho que ele lhe prejudica de alguma forma, pois, mesmo sem isto, as pessoas curtem teu trabalho e ideias, mas com isto, e pelos Smartphone, com certeza irrita e a pessoa, talvez, desista.
    No mais, Parabéns! 🙂