Tico Santa Cruz faz declaração contra o preconceito mas cometeu um dos maiores atos de racismo da história

Tico Santa Cruz faz declaração contra o preconceito mas cometeu um dos maiores atos de racismo da história

Recentemente, o músico petista decidiu praticar encenação de virtude (virtue signalling) no Twitter.

Para tal, emitiu uma narrativa na qual dizia lutar contra o racismo. Claro que pessoas decentes deveriam lutar contra racismo, mas será que ele realmente acredita em suas próprias palavras?

Basta lembrar uma época na qual ele cometeu um dos maiores atos de racismo da história: chamar o vereador Fernando Holiday de “capitão do mato”.

Pois a seguidora Tayse Tomé não perdoou. Veja:

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 21
  • comment-avatar

    Não, Luciano, não é racismo. Capitão do mato era uma função/ocupação que existiu no Brasil Colônia. Racismo é ter hoje um afro-descendente que pensa e age como o capitão do mato.

    • comment-avatar

      Então, ressaltar a cor de alguém que pensa diferente, pode?

      Chamar um negro de “capitão do mato”, com o intuito de ofendê-lo, não é racismo?

      • comment-avatar

        vamos lá… não se está falando da etnia, mas da função [qualquer adolescente com um mínimo de interpretação de texto veria isso]. o que eu espero que você pense e queira entender é porque existiam negros que ocupavam essa função [dica: isso explica o pensamento do Fernando Holiday]

    • comment-avatar
      pedro 6 dias

      “Racismo é ter hoje um afro-descendente que pensa e age como o capitão do mato”
      concordo, exatamente como fazem os indivíduos de movimentos racistas negros que perseguem outros negros que ousarem sair da senzala ideológica da esquerda.

      • comment-avatar

        Sua resposta foi um soco na boca do esquerdoso racista escroto.

      • comment-avatar

        Ái..essa foi no estômago do tico tico.

      • comment-avatar

        “indivíduos de movimentos racistas negros que perseguem outros negros que ousarem sair da senzala ideológica da esquerda”… lógica bolsonarista. certo, pequeno bolsominion, um negro que luta pelos Direitos Civis está sendo racista porque seu irmão se recusa a criticar o apartheid social velado… só na lógica bolsonarista.

        • comment-avatar
          Czech 3 dias

          Excluindo a parte arrogante da tua argumentação, apenas digo q, diferentemente do Black Lives Matter, o ativista Martin Luther King verdadeiramente lutou por igualar os direitos civis numa época em q era acintosa tal infame discriminação, independentemente da densidade de melanina na pele, contudo sem partir pra vingança, pra violência, sem a depredação de patrimônio público ou privado, e sem perseguição aos negros q não aderiram ao movimento que ele iniciara.
          Ainda assim, foi morto por um fanático negro.

          Hoje, século XXVI, tanto a sociedade americana q já colocou um presidente negro na direção do seu país, até mesmo como forma de se redimir, quanto a sociedade brasileira, muito marcada pela miscigenação de povos, demonstram q não faz mais sentido ficar batendo nesta tecla de discriminação cultural por causa da cor.
          Casos pontuais disso devem ser resolvidos na Justiça.

          Morgan Freeman tem razão: “apenas me chame pelo meu nome e eu te chamarei pelo teu”.

          • comment-avatar

            “Martin Luther King… foi morto por um fanático negro”.
            https://pt.wikipedia.org/wiki/James_Earl_Ray

          • comment-avatar

            “Hoje, século XXVI, [sic] tanto a sociedade americana q já colocou um presidente negro na direção do seu país, até mesmo como forma de se redimir, quanto a sociedade brasileira, muito marcada pela miscigenação de povos, demonstram q não faz mais sentido ficar batendo nesta tecla de discriminação cultural por causa da cor.
            Casos pontuais disso devem ser resolvidos na Justiça.”

            o senhor não está bem informado. foram inúmeros casos onde a policia americana retratou que o racismo é forte na “Terra da Liberdade”.

    • comment-avatar

      Pois é Beto, vc fez um rodeio na sua explicação e voltou no mesmo lugar do Tico, sendo racista da mesma forma

      • comment-avatar

        não, bolsista da escola de reacionários Jair Bolsonaro… leia e pense… não dói.

        • comment-avatar
          Czech 3 dias

          Nossa, quanta arrogância em tua resposta concebida previamente, ou seja, pré-conceituosa, como se fossem os donos da verdade?!

    • comment-avatar

      O capitão do mato conhecia bem o mato, os negros, às vezes até era um deles ou alforriado pobres que trabalhavam para a bem dos interesses do senhores, perseguindo e capturando negros para receber uma recompensa pelo serviço. Agora vai que esse povo não consegue entender e relacionar a função de capitão do mato com o papel que Fernando Holiday se presta. Ele profundo conhecedor da situação e da mazelas dos negros ao invés de partilhar disto foi bem claro em seu discurso de posse que não estava ali para tratar desta pauta.

      • comment-avatar

        perfeito. pena que os leitores aqui não terão capacidade mental para entender isso. eu acrescentaria apenas que existe toda uma questão psicológica. um individuo [ou grupo de indivíduos] adotava e aceitava um determinado papel [concedido pelo opressor] com a esperança/ilusão de que, com isso, teria certos privilégios, recompensas e até mesmo aceitação por parte do opressor.

      • comment-avatar
        Czech 3 dias

        Então, se a República não tivesse golpeado a Monarquia Parlamentarista q aboliu a escravidão no Brasil e q tinha planos para o desenvolvimento e inserção da negritude à sociedade, a maioria dos negros de hoje estariam numa situação melhor…

        Hoje, século XXVI, a sociedade brasileira, muito marcada pela miscigenação de povos, demonstra q não faz mais sentido ficar batendo nesta tecla de discriminação cultural por causa da cor.
        Casos pontuais de racismo devem ser resolvidos na Justiça.

        Não vejo futuro melhor se adotarmos “medidas afirmativas” com base na densidade de melanina na pele, pra corrigirmos um passado do qual nem somos mais os principais atores nem de longe; um desequilíbrio não se corrigirirá por um outro; apenas acirrará ainda mais tais discriminações.

        Morgan Freeman tem razão: “apenas me chame pelo meu nome e eu te chamarei pelo teu”. Ou definamos e sigamos daki em diante leis com deveres pra todos, de forma daltônica.

        • comment-avatar

          depois de suas respostas anteriores repletas de erros e falácias, ainda insiste? leia e estude história, por favor. Portugal foi um dos últimos países a abolir a escravidão – dica: existia na época uma pressão dos ingleses, em busca de “mão de obra barata” para suas indústrias.
          a discriminação não é cultural, bolsista da escola de reacionários Jair Bolsonaro, é social. só sua gente fica com esse mimimi de “vitimismo” por que o racismo ainda é evidente. nós ainda não corrigimos esse “erro de um passado longínquo”, pois a estrutura e sistema social ainda são marcantemente colonialistas. nós apenas mudamos a “matriz” de Portugal para EUA.

  • comment-avatar
    Walter 6 dias

    Dar voz ou eco para esse pseudo-artista, q diz discutir sobre racismo, e não comete, mas uso de sua posição social, de seu dinheiro para subjulgar funcionarios de Cia aereas, estando totalmente errado como o caso que sentou no assento diferente do que havia comprado (pagou pelo mais barato e sentou no mais caro), atrasou a decolagem, usou de ma fé para com a aeromoça que fazia seu trabalho, minimizando o importuno ainda maior para os passageiros que tentavam ir trabalhar, voltar para casa, etc. Ou honrar seus compromissos, enfim uma falta de bom senso de educação, além do excesso de uso da famigeradas Lei de Gerson habitual pata meliantes oportunistas, que querem levar vantagem em tudo e sobre todos… como os beneficiarios escolhidos a dedo pela Lei rouanet o qual no minimo podemos dizer que a forma de escolha é suspeita, mas esse tipo de conduta ‘petralha’ não é discutido. Dizem que o senador Aecio, que Michel Temer devem se presos, ok concordo, desdeque provado seu crime, o que para alguns ex-presidentes, ex-ministros da casa civil, ex-deputados, que praticaram crimes xomo obstrução da justiça, corrupção ativa ou passiva, abuso de influencia e poder, entre outros, continuam livres, conturbando e atrapalhando qq tentativa de colocar a economia nos trilhos, minimizar o desemprego q atinge 14 milhões, fruto do des-governo, da incompetência, da má fé de 13 anos de governo ptralha corrupto, o qual esses elementos sempre foram contra as medidas como as direta já, constituição de 88, plano real, entre outras, que tem como premissa um peso e duas medida para tudo, a lei q so beneficia os seus, como na Venezuela, ditadura bolivariana, q para os amigos do partido comunista tem acesso a carnes, produtos de higiene, melhores condições e aos opositores a prisão, miseria o limbo! Isso ou essa forma é a real faceta deste oportunistas falastrão do comunismo socialista bolivariano, se dizendo uma democracia e que apoia paises com regimes ditatoriais, democracias só no nome, pois liberdade de expressão é totalmente as avessas. Enfim nunca apoiaram nada para o pais querem conturbar tudo, avacalhar o que esta pessimo e usam as reformas trabalhistas, da previdência (q ao meu ver o congresso nacional elameado em corrupção não tem legitimidade para seguir com essas reformas, ou qq outra coisa, deveriam sim todos renunciar e isso no fundo é o que os ptralhas querem!) Como pano de fundo para tentar usar a opinião publica à legitimizar suas atitudes, como o deste Teco Sta Cuz, desviando do foco verdadeiro e real! Temos prioridades sim mas não devem ser regidas por esses oportunistas q se auto denominam como vozes da sociedade, esta na sua maioria deve ser respeitada sendo suas necessidades, seus anceios, base das leis, da constituição que por sinal, esta sendo agredida desrepeitas quase q diariamente de forma inescrupulosa, por diversos grupos, e interessante q ninguém discute isso a fundo, nem as bases q estão estremecidas, de nossa sociedade, como ética, valores familiares, educação, etc., q são e fazem parte da maioria, não de uma minoria! Estremecidas por sucessivos erros, não por ingenuidade mas sim por ganância maudade, ou por incompetência marca registrada de um partido q tem no nome ttabalhadore mas nenhum trabalha (se encostam nos sindicatos, em bolsa familia, e leis rouanet), q tem estudantes que não estudam (nem se formam, ou como o caso daquele deputado q dizia ter a melhor faculdade do mundo: experiencia de vida, q depois foi cursar direito numa faculdade sem se quer comparecer em aula, mas sob influencia de seu status ou posição de politico ptralha, recebeu diploma?!), aliado à pseudo filosofos q nao pensam e se quer conseguem colocar em pratica, vivem teorizando e afundando o pais, como a politica economica palociana de só aumenta e aumentar impostos, como forma de resposta a sua excessiva politica de benecias e cargos publicos politicos, tornando a maquina administrativa pesada, cara, ineficientes só para agradar os amigos da ‘corte’ falindo o resto do pais, vendendo as riquezas e o suor do povo para comprar sitio, tripex e ha quem diga ilha, alem de viagens com jatinho particular, hospefagens em hoteis, restaurantes caros, e hospitais como o sirio libanes, equipamentos apple, marca registrada do capitalismo opressor!, q esses representantes maxistas as avessas adoram hostentar: seja artistas, blogueiros, sindicalistas, politicos… total contra-censo, hipocresia, pra dizer o minimo! Mas isso não é novidade, como disse para um partido dos trabalhadores sem trabalhador, de estudantes q não estudam, nem se formam ( bicho eterno!)de filosofos q não pensam! O q esperar… por isso q o povo tem o governo q merece, esse ditado vale para o povo omisso, o povo macunaima, q perde e deixa perder seus direitos pela malemolencia, pelo comodismo, assim a minoria organizada ( ptralhas, e digo pseudo-organizado kkk) irá dominar a maioria! O preço para uma democracia justa é a eterna vigilância. Entretanto isso demanda esforço, “trabalho”, acordar cedo dormir tarde, ir a manifestação aos domingos com dinheiro proprio (sem ser custeado por prefeituras, sindicatos, partidos) e na segunda acordar cedo e aguentar o chefe… e isso é o oposto q o brasileiro da ‘gema’ gosta, eles gostam de ir sim a avenida paulista ao milhões mas só no carnaval, virada do final de ano, mas para lutar pelos seus direitos ahhh ai ta cansado! Essa é a realidade da maioria deste povo Macunaíma! E consequencia direta dos dias de hoje en que vivemos! Do surgimento de oportunistas como esse ‘tico-teco’, se auto denominar porta voz da sociedade, de falar dificil e sem ter conteudo, fundamento, para uma maioria, ou minoria!? q até pouco tempo atras se deixou manipular pela midia escrita e falada (TV) elegendo o Collor, e a Dentuça ( se bem q acho q essa eleições são manipuladas!), assistindo BBBosta, o q esperar? Discutir sobre genero, com crianças menores, ao invés de perder tempo ensinando o basico: matematica, português! Que fundamento terão para chegar numa faculdade se formar engenheiros, medicos… quem construirão pontes, predicos, casas, e quem realizará cirurgias, esses medicos do “mais medicos” q mau sabem realizar e pedir exames, pois não entendem o idioma dos pacientes?! Percebem o buraco que esse governo des-governado, incopetente, cavou e quem vai pagar por isso serão nossos filhos, nossas gerações futuras! Mas os filhos destes politicos e apadrinhados, q até pouco tempo atras catava bosta de elefante em zoo, se beneficiaram, tem casas em bairros nobres, Moema, andam de lancha, “pagam” de trabalhadores ricos!! Esta sera a imagem o legado deixado, deste 13 anos de governo desgovernado e incompetente, com marcas registradas, não como a Apple, Google, Amazon, Intel, IBM, Microsoft, Cargill todas do capitalismo opressor, mas sim de marcas deixadas como: EBX, OGX, MPX, JBS, Mensalão (q nunca existiu) Ptrolão, BNDESaço, Eleteobras e o submarino nuclear, GDK e a land-rouver, e tantas outras. Brasil mostra sua cara, quem é q paga para se assim (…) quem é seu sócio, confiam em mim (…)! Vale o rotulo deixado de todo brasileiro gosta de carnaval e samba?!

  • comment-avatar
    DAGC DAVID AUGUSTO 6 dias

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    a web 2.0 e a web 3.0 estao acabando com a grande farsa dessa gentinha… titica santa cruz, leandro karnalha…. etc.

    Eles vivem mentindo, só enganam desinteressados.

  • comment-avatar

    Pra mim ficar falando sobre racismo, já é racismo, se somos todos pessoas pq ficar separando por cor, sexo ou religião? Cota racial é racismo